O que e formula windsurfing

Princípio

Os princípios do Formula Windsurfing são muito simples:

  • os competidores podem escolher 1 prancha de produção e 3 velas: a classe utiliza equipamentos da lista de produção da ISAF, oferecendo uma variedade de mais de 60 pranchas de produção.
  • todos os tipos de raias são possiveis: Formula Windsurfing é competido de acordo com a regras da ISAF FRR (Funboard Racing Rules), mas permite que a raia seja montada para otimizar as condições do vento local.
  • os limites de vento estão entre 7-35 nós, permitindo competições excitantes e em planeio mesmo com baixo índice de ventos

Nascimento

Com o passar dos últimos anos, todo um novo conceito de pranchas e velas estão disponíveis no mercado. Essas pranchas de rápida planada e grandes velas permitiu que houvessem competições de funboard em uma grande variedade de ventos, fortes e fracos, com competições em planeio abaixo de 7 nós.

Com os novos desenhos, parece lógico criar uma classe que tiraria vantagem dessa nova tecnologia.

O conceito de Formula nasceu na França, onde a competição de formula windsurf estreou com sucesso em 1998. Em 24 de março de 1998, em Brest, França, o primeiro campeonato de formula windsurf ocorreu com a presença dos 20 primeiros velejadores do ranking francês de funboard. Durante os 4 dias de competição, 10 regatas foram corridas com ventos de 6 a 12 nós. A primeira competição foi vencida por Erik Thieme (65 kilos) com uma prancha de 2,75 metros e vela de 10 metros quadrados.

Rápido Crescimento

Em 1998, a PWA introduziu a restrição de equipamento à "1 prancha" para corridas de Percurso para dar suporte à Formula Windsurf. A PWA já competiu 2 anos utilizando essa restrição de 1 prancha.

Já em 1999, as associações nacionais de IFCA da França, Inglaterra, Italia e Espanha incluiram a Formula como uma disciplina em seu circuito nacional e regatas sendo corridas com ventos entre 7 e 35 nós.

Além das competições nacionais, 1999 viu 4 competições internacionais de Formula, incluindo o primeiro campeonato mundial de Formula, vencido por Wojtcek Brzozowski (POL-10) da Polônia.

Comments